Escola em Altos Ares

Este espaço tem como finalidade a divulgação de actividades realizadas na EB1/JI dos Altares.

segunda-feira, maio 05, 2008

A Furna d’Água

Os alunos do 1º Ciclo da EB1/JI dos Altares foram fazer uma visita de estudo no dia 11 de Março de 2008, integrada num projecto de estudo da água, desenvolvido principalmente no Horário Alargado.

Foram até à zona do Cabrito, no interior da Ilha Terceira, visitar a Furna d’Água. Quando chegaram foram recebidos por dois senhores que acompanharam a visita explicando o que estava a ser visto. Um deles é o senhor João, que é responsável pela Furna d’Água, e o outro é o senhor Engenheiro José Eliseu. Ambos são funcionários dos Serviços Municipalizados de Angra do Heroísmo.




Depois da primeira conversa com o senhor Engenheiro José Eliseu, os alunos foram à casa de apoio receber uns capacetes com uma lanterna e uma mochila com uma bateria.


Seguiu-se a entrada na Furna d’Água. Foi observada água a correr numa calha de cimento. Também foi vista água a sair de entre as rochas, ou seja, o local da nascente da Furna d’Água. Não foi possível ver toda a furna porque ela está interrompida por ter caído no seu interior um calhau muito grande.









Já no exterior foram entregues bilhetes comprovativos da visita e folhetos sobre este espaço.




Depois a visita seguiu para Angra do Heroismo para se ver o Furo da Vinha Brava. Este furo serve para captar água que está a cerca de 170 metros de profundidade. No mesmo local existem dois enormes reservatórios.
















Toda esta visita foi muito emocionante, bonita e importante para o conhecimento da água.

Mónica Matias, Vanda Gomes, Nádia Mendes e Maria Rocha
(adaptado pela turma de 3º e 4º ano)